Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esportes

Prof. Tânia Maris Scola
Secretária

Ensino Médio: Magistério – Escola Cenescista Sepé Tiarajú

Ensino Superior: Licenciatura em História - URI

Pós Graduação: Especialização em Interdisciplinaridade – FACIPAL/Palmas.


A Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes é responsável por desenvolver a política educacional no âmbito municipal em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases do Ministério da Educação, especialmente  relacionadas com a Educação Infantil, Ensino Fundamental e programas de Educação Básica. Administrar as atividades educacionais, culturais, turismo e esporte no Município. 
                        A Rede Municipal conta com 5 ( cinco) Escolas, sendo  quatro(4) Escolas de Ensino Fundamental, localizadas na Zona Rural e uma(1) Escola de Educação Infantil, na sede do município.           
Contamos hoje com o seguinte quadro de servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação:
- 85 professores no quadro (nomeados e contratados), na função de professor regente de classe, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas e secretaria municipal de educação;
- 10 motoristas do transporte escolar;
- 17 serventes, também contamos com duas profissionais, contratadas através do serviço terceirizada na limpeza E.M.E.I Jociane Casarotto dos Santos – Extensãol 
- 1 monitora interna na educação infantil,
 - 1 nutricionista na alimentação escolar,
- 18 estagiários CIEE na função de monitores da educação infantil;
            Alunos matriculados nas Escolas Municipais por modalidade de ensino:
Escola
Educação Infantil
Creche e pré-escola
Ensino Fundamental
Anos iniciais e finais
E.M.E.I Jociane C. dos Santos
214
 
E.M.E.F Antônio Cortez
13
87
E.M.E.F Profª Mª Antônia U. Pizetta
23
169
E.M.E.F São Paulo
17
105
E.M.E.F Zeferino A. de Almeida
15
92
Total
282
453
       O Transporte Escolar com o objetivo de garantir o acesso e a permanência nos estabelecimentos escolares dos alunos da educação  infantil (pré-escola),  do ensino fundamental  e do ensino médio público residentes em área rural, oferece diariamente  os serviços de 11 veículos públicos sendo:  09 ônibus, 01 micro-ônibus e 1 Kombi,  e 2 linhas de transporte escolar terceirizado, os quais percorrem um trajeto de 1.404 km/ dia, atendendo a todos os alunos residentes na zona rural.
ESCOLAS ESTADUAIS
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Carlos Kruel, conta com 300 alunos matriculados nos anos iniciais, com um quadro de 19 professores;

- Escola Técnica Entre-Ijuís – conta com 540 alunos matriculados com um quadro de 45 professores, atendendo Ensino Fundamental e Médio.

            A Proposta Pedagógica das escolas do  Município concebe a educação escolar como uma prática que tem a possibilidade de criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades, discutam uma perspectiva de participação em relações sociais, políticas e culturais mais amplas, que são fundamentais para o exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática e não excludente.
Contamos com  O Programa A União Faz a Vida,  o qual se desenvolve  nas escolas através de  projetos em conjunto com os demais agentes do Programa e têm na sua essência a construção e vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania e tem contribuído para a educação de qualidade no município.
O trabalho é realizado através de projetos comprometidos com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade para transformá-la e requer reflexão e consciência dos educadores e alunos, além de contribuir para que os mesmos estejam preparados para lidar com ocorrências do cotidiano.
Com esta metodologia estamos preparando nossos alunos para a pesquisa e investigação, o que os tornará críticos e criativos para construir sua identidade e autonomia.