Entre-Ijuís decreta Situação de Emergência devido à estiagem

Administração - Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2025


Entre-Ijuís decreta Situação de Emergência devido à estiagem

O prefeito de Entre-Ijuís Brasil Sartori assinou o Decreto de Emergência nas áreas do município afetadas por ESTIAGEM. A decisão foi tomada após levantamentos e dados técnicos realizados.

A medida tem como objetivo viabilizar ações urgentes para mitigar os impactos da falta de chuvas, especialmente na área rural, onde os produtores enfrentam dificuldades para manter a produção e a criação de animais, e também a busca de recursos federais para auxiliar essas famílias. Os laudos técnicos informam que as perdas já são definitivas, independente se retornem ou não as chuvas, o que impacta diretamente na economia do Município. O decreto municipal conta com o prazo de vigência de 180 dias a partir de sua publicação, podendo ser prorrogado pelo mesmo período conforme a necessidade. O próximo passo será a homologação pelo governo do Estado e após o reconhecimento pelo Governo Federal.

Na manhã da segunda-feira uma reunião preliminar com entidades do setor primário, econômico e social sinalizou as perdas que atestam prejuízos irreversíveis constatados ao longo do período de estiagem. Bebedouros já foram abertos no interior do município pela Secretaria de Agricultura.

“Seguimos monitorando a situação climática e trabalhando para que os reflexos da estiagem sejam minimizados da melhor forma possível. Os produtores que necessitarem de apoio podem procurar a Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio para orientações e solicitações” afirmou Sartori.

Prefeitura Municipal


Entre Ijuís