Educação Fiscal - Sexta-feira, 28 de Junho de 2024

Ciclo de palestras sobre Educação Fiscal

A escola como agente de transformação

Ciclo de palestras sobre Educação Fiscal

Com o objetivo de fortalecer as ações educativas do município a  Secretaria de Educação em conjunto com a Secretaria da Fazenda proporcionou ao longo dos meses de maio e junho de 2024 um ciclo de palestras nas escolas do município.Foram realizadas palestras com a temática “Nosso Dinheiro” (Projeto de Educação Financeira com ênfase em Educação Fiscal) desenvolvidas pelo representante Cristian Fernando da Silva da Revista “Nosso Amiguinho”, com carga horária total de 13hs, voltado para o público do 1º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais e do 1º ao 5º ano na  escola Estadual Doutor Carlos Kruel. Os alunos receberam  01 (uma) trilha pedagógica com a temática “Cidadania” como ação pedagógica do projeto.

O projeto teve como finalidade trabalhar na escola e na comunidade escolar com professores e alunos de forma participativa, mostrando a importância da Educação Fiscal para a construção de uma escola digna. Focando, também, na conscientização da sociedade sobre a função socioeconômica dos tributos e sua conversão em benefícios para a mesma, bem como entender o papel de Estado e sua capacidade de financiar as atividades essenciais, o funcionamento da administração pública.  Acredita-se que grande parte da população não sabe que paga impostos, desconhece sua própria contribuição para o financiamento dos serviços públicos. Uma vez que todos somos contribuintes, de fato pagamos impostos em todas as compras seja alimentação, vestuários e insumos para agricultura.