Educação Fiscal - Terça-feira, 21 de Novembro de 2023

Educação Fiscal x Cidadania

Segurança no transito

Educação Fiscal x Cidadania

A Educação Fiscal presente em diversos âmbitos da sociedade, sendo muito importante entender e disseminar seus conceitos

Seguindo os estudos referentes à Educação Fiscal desenvolvidos dentro do ano letivo pela Escola Municipal de Ensino Fundamental São Paulo e a Escola Municipal de Educação Infantil Jociane Casarotto dos Santos - FOFA foram trabalhadas ações voltadas a segurança no trânsito e com isso elucidar as crianças que pedestres e motoristas possuem direitos e deveres a serem cumpridos, bem como algumas penalidades ou melhor infrações quando estas ações são descumpridas.

Em conjunto com a professora de Educação Física da escola  São Paulo foi realizado um circuito com placas de trânsito.

Num segundo momento, o que diz a lei quando não se cumpre estes combinados:

Recursos provenientes de multas de trânsito são os valores arrecadados pelo órgão de trânsito em decorrência das infrações cometidas pelos motoristas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todo o valor arrecadado por meio de multas deve ser destinado à sinalização, à educação no trânsito, à engenharia de tráfego, ao policiamento, à fiscalização e a quantia de 5% do valor total deve ser empregada no Fundo Nacional de Segurança e Educação no Trânsito (Funset).  O objetivo é que esses recursos sejam utilizados para melhorar a segurança viária e a qualidade do trânsito em todo o país .

Com este trabalho se busca introduzir, de forma lúdica e educativa, noções básicas de segurança no trânsito para crianças da educação infantil. É fundamental que desde cedo elas desenvolvam comportamentos seguros e compreendam os conceitos relacionados ao trânsito, visando sua própria segurança e a de outros, como também se acontece o descumprimento dessas leis repercute em infrações as quais há consequências. Pensando nisso, estas atividades tem objetivo de promover o entendimento e a conscientização das crianças da educação infantil sobre a importância da segurança no trânsito, através de atividades interdisciplinares e lúdicas.

Trabalho realizado pelas professoras da Emef São Paulo: Rosane Palinski de Lima da Fonseca, Débora Angélica Tonetto da Fonseca,Dienifer Micheli de Campos,Rossana Renner

Registros realizados na  EMEI Jociane Casarotto dos Santos – FOFA com as turmas PRÉ II A, II B e II C

Circuito com placas de trânsito para colocar em prática o que aprenderam até aqui. Neste dia foi solicitado às crianças para trazer bicicletas, motocas e patinetes de casa.

Após a aula prática as crianças observaram as ruas próximas a escola a fim de perceber os investimentos realizados a partir dos valores arrecadados.

jogo do trânsito

- jogue o dado e ande a quantidade de números que sair;

- em algumas casas há observações sobre o trânsito. siga as instruções;

- use uma semente (feijão ou outra)  ou uma pedrinha para marcar seu lugar no jogo.

Estas atividades tem objetivo de promover o entendimento e a conscientização das crianças da educação infantil sobre a importância da segurança no trânsito e ao mesmo tempo levá-los a um maior entendimento sobre a educação fiscal, percebendo no seu dia a dia onde é aplicado os recursos oriundos dos tributos e como nós cidadãos, podemos contribuir fazendo nossa parte.

PROFESSORAS: SIMONE PERLIM, KELLY ADAIANE OLIVEIRA DOS SANTOS E ROSANE PALINSKI DE LIMA DA FONSECA.