Educação - Quarta-feira, 02 de Setembro de 2020

SECRETARIA DE SAÚDE DE ENTRE-IJUÍS LANÇA PROJETO MEDIDA CERTA

PROJETO: MEDIDA CERTA PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO E VIDA SAUDÁVEL A Secretaria de Saúde de Entre-Ijuís apresenta o Projeto Medida Certa, coordenado por Psicóloga, Assistente Social, Nutricionista e Educadora Física. O programa visa proporcionar melhorias na qualidade de vida por meio de mudanças psicológicas, de hábitos alimentares, atividade física com relação à alimentação e autoestima. Poderão se inscrever pessoas de todas as idades, e será desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e visa: • A Reeducação Alimentar. • Promover a mudança de hábito de forma que contribua para o estado nutricional adequado, prevenção e o controle de doenças crônicas. • Estimular a prática da atividade física, realizando exercícios de forma que contribua na perda de peso. As atividades serão realizadas com avaliações e orientações presenciais, bem como vídeos ou mensagem pelo whattsapp. • Avaliação do IMC. • Lanche saudável, onde os participantes levam receitas light para serem degustadas. • Orientação e atendimento individual com diversos profissionais da área da saúde. • Atividade física regular com personal. A educadora física trabalhará treinamento físico personal com objetivo de: • Redução significativa do peso e gordura corporal; • Fazer exercícios com os participantes, sendo presenciais e por vídeos; • Estimular a prática de exercício. A psicóloga realizará atendimento psicológico cognitivo comportamental individual de psicoterapia e de orientação, utilizando técnicas da TCC e de hipnose para abordar temas como: • Pensamentos sabotadores de uma dieta equilibrada, • Estímulo a prática de um estilo de vida mais saudável • Entre outros temas relacionados ao comportamento alimentar. A nutricionista realizará atividades de avaliação nutricional e plano alimentar. Também trabalhará assuntos como: • Alimentação saudável; • Pesagem antes e depois, e semanal; • Rotulagem de alimentos; • Alimentos ligth e diet. • Orientações sobre colesterol e triglicerídeos. A Assistente Social realizará atendimento domiciliar e escuta social e de orientação para: • Obesidade e a verificação da situação social, • Ressocialização e reeducação alimentar na saúde pública, • Fenômeno contemporâneo da obesidade e do comportamento alimentar. Conforme a equipe do NASF, a obesidade é uma doença crônica, que envolve fatores sociais, comportamentais, ambientais, culturais, psicológicos, metabólicos e genéticos, e, como tal, exige dedicação para o tratamento. Muitos acham que emagrecer é fácil, que é só seguir uma “dieta”. O obeso tem um vício em comida e ele precisa ter consciência disso, por estes e outros motivos as ações de Educação em Grupo devem ser incentivadas e aprimoradas para auxiliar no combate a obesidade e suas comorbidades. Interessados em fazer participar desse programa devem procurar informações junto a Secretaria de Saúde com o NASF. Quem pode participar? Inscrições Pessoas com sobrepeso e/ou que estiverem com IMC acima de 25.0. Casos especiais serão analisados pelo grupo NASF. - Inscrições com prazo máximo até 30 de setembro de 2020; - Dentre os requisitos básicos: nascimento, residência ou vínculo de trabalho em Entre-Ijuís. - Inscreva-se na recepção da ESF-III, na Rua Bráulio Mário Ribas, 447. Como vai funcionar? O projeto terá duração de três meses, compreendidos entre 1º de setembro e 1º de dezembro. Durante esse período, cada paciente receberá entre 4 a 12 sessões com cada profissional, sendo realizados pelos profissionais técnicos de nível superior credenciados no NASF. Obs.: serão publicadas, durante o decorrer do Projeto, o nome das empresas que doarem brindes, os quais visam incentivar os participantes ao Projeto. As doações podem ser feitas na Secretaria de Saúde, no Setor de Encaminhamentos. Tel.: 3329 2796 Critérios e premiação: Destacar os 50 (cinquenta) vencedores, conforme os critérios abaixo: - Ter sido avaliado ao menos uma vez pela profissional nutricionista, psicóloga e Assistente Social. O participante poderá realizar as consultas e/ou atividades com outros profissionais, mas neste caso deve encaminhar fotos e/ou registros via WhatsApp às coordenadoras do grupo. - A classificação se dará pela pesagem inicial e final (início e término) do projeto, e analisados pela porcentagem de perda de peso. Em nenhuma circunstância serão divulgadas as medidas e peso do participante. Exemplo: Início: 100 kg – Final 90 kg = 10% de perda de peso. - Haverá premiações, as quais serão doadas pelas empresas da comunidade. Os vencedores poderão escolher um presente, feito em ordem crescente de classificação. O 1º colocado escolherá seu brinde dentre todos os disponibilizados ao projeto. Os brindes ficarão limitados ao número de brindes arrecadados; - Os vencedores, ao ato da inscrição, autorizam ter seu nome divulgado na mídia.