Secretaria Municipal de Saúde- Informação

*Cuidados Preventivos ao Covid-19*

Entre-Ijuís registrou nessa semana um aumento significativo de casos confirmados de Covid-19. O Boletim do dia 21 de agosto registrava 74 casos confirmados da doença. Já o Boletim divulgado na tarde de 28 de agosto registrava 99 casos confirmados. Um aumento de 25 casos em apenas 7 dias.

Sobre os testes de Sorologia que serão fornecidos pelo estado, Entre-Ijuís está prevista na segunda etapa, sendo que a primeira contemplará 30 municípios, uma delas Santo Ângelo.
Pela demora desta demanda, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, realizamos Teste Rápido em boa parcela dos funcionários públicos, mesmo estes não apresentando nenhum sintoma, e alguns testaram Positivo IgM. Váriosos apresentaram IgG, portanto já curados. Tornou-se necessário testar os familiares destes servidores e usuários.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que está provendo todo o atendimento aos casos confirmados e também está realizando o mapeamento das pessoas que tiveram contato com casos positivos.
É necessário, mais do que nunca, que a nossa população esteja atenta aos cuidados básicos de prevenção, como:

– Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel 70%

– Mantenha o distanciamento social

– Use máscara sempre que sair de sua residência.

– Não toque nos olhos, nariz ou boca.

– Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.

– Procure atendimento médico se apresentar sintomas de febre, tosse e dificuldade para respirar.

– Evite tomar chimarrão coletivamente, principalmente nas repartições públicas.

Pacientes em Monitoramento Domiciliar, caso apresentem agravante clínico, devem acionar a pessoa responsável pelo Monitoramento, ou ainda procurar a ESF. Nos feriados e finais de semana serão conduzidos ao HSA.