1º Seminário de Desenvolvimento Rural é realizado em Entre-Ijuís

Mesmo com o frio intenso que chegou ao município de Entre-Ijuís na manhã da quinta-feira (09) foi realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e Emater/ Ascar  o 1º Seminário de Desenvolvimento Rural com o objetivo de qualificar o produtor rural diante de questões ligadas ao desenvolvimento rural de suas propriedades e município.

A solenidade de abertura realizada pelo médico veterinário e coordenador do evento Ântoni Sartori, contando com a participação do prefeito municipal Brasil Antonio Sartori, primeira dama Iara Sartori, vice-prefeito Mauri Lizot, secretários municipais de Agricultura Lawrence Pizetta (Bizunga), da Saúde Sandra F. Nicoletti, presidente do COMDAP Luis Toniasso de Morais, vereadores Jordão Dirceu de Oliveira, Nerci Antunes Bueno e Marilete Sartori Klamt, chefe do escritório municipal da EMATER Fátima Santinon, presidente do STR Telmo Sangaletti e o coordenador do NEPI Missões/URI Luis Claudio Villani Ortiz.

O presidente do COMDAP Luiz Toniasso destacou a importância do evento e valorizou a presença de todos, pois para ele, eventos como esse, fazem toda a diferença para os produtores rurais, pois é um momento importante de troca de informações entre o poder público e o agricultor. Para o prefeito municipal Brasil Antonio Sartori o seminário reforça a importância do agronegócio para o município, enfatizando os trabalhos realizados permanentemente pela prefeitura municipal, buscando fortalecer a permanência do agricultor com sustentabilidade em sua propriedade rural.

A secretária de saúde, Sandra Fróes Nicoletti iniciou as apresentações demonstrando as principais ações em saúde realizadas com o foco de sustentação do homem no campo, temas importantes foram abordados como o uso excessivo de agrotóxicos na produção agrícola e a importância da potabilidade da água e o saneamento básico adequado na zona rural. Foi destacada a presença das agentes comunitárias de saúde atuando em todas as áreas da zona Rural do município e os trabalhos extensivos do NAAB e dos ESFs, levando toda a equipe de profissionais da saúde mais próxima da população. Na explanação da secretaria foi apresentado o projeto EI MAPS, desenvolvido pela gestão atual, com início na secretaria de saúde e estendido para as demais secretarias, melhorando a gestão pública, utilizando os recursos tecnológicos já existentes.

Ainda na oportunidade o enfermeiro e coordenador das ações em saúde, Luis Fernando Noronha Reis apresentou dados relevantes à preocupação permanente com as neoplasias, "tumores" malignos e benignos, causadores de muitos óbitos e de uma baixa na qualidade de vida dos pacientes. Também foi abordada uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde que demonstrou dados relacionados ao uso de agrotóxicos com um alto índice de suicídios.

O economista, mestre e doutorando em desenvolvimento regional, além de coordenador do núcleo de extensão produtiva e inovação – NEPI Missões, Luis Cláudio Villani Ortiz ressaltou em sua explanação a importância da cultura e do espírito empreendedor dos produtores, para que possam desenvolver seu negócio no mercado regional, estadual ou nacional.

Nélio nevinski técnico da EMATER  apresentou os dados coletados através da chamada pública realizada em diversas comunidades rurais do município, nos anos de 2014 e 2015, coletando informações para o planejamento das ações de governo do poder executivo municipal. Após a explanação a chefe do escritório municipal Fátima Jurani Fink Santinon convidou os integrantes do escritório da EMATER presentes e também os integrantes da coordenadoria regional da Emater, além do vice-prefeito Mauri Lizot e o Coordenador Regional da SDR/RS para realizarem a entrega do Selo Sabor Gaúcho para duas agroindústrias municipais.

No retorno às apresentações, foi realizada palestra com foco em educação fiscal, pela servidora e fiscal tributária municipal, Claudia Casalini, que salientou a importância da nota fiscal do produtor para a arrecadação municipal e o quanto o município depende destes impostos para o fornecimento de todos os serviços realizados pelo poder executivo municipal. O Sr. Luciano Decker, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, explanou a importância do sindicato nas ações de defesa dos interesses dos agricultores, na prestação de diversos serviços e no apoio permanente com os mesmos. Ernesto Ivo de Lima apresentou as ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS, lembrou que esta é a secretaria com o quarto maior orçamento do estado e reforçou a importância das políticas públicas serem criadas de baixo para cima, ou seja, partindo das demandas dos produtores e atendendo as necessidades dos mesmos.

O secretario de assistência social do município Rafael Rotilli explanou brevemente as ações de assistência realizadas pela Secretaria de Assistência Social- Entre-Ijuís, como diversos cursos fornecidos pelo SENAR e já realizados por muitos dos agricultores presentes.

Para encerrar o evento, o médico veterinário e mestrando em gestão estratégica das organizações Ântoni Sartori, realizou uma breve apresentação de várias ações realizadas pela secretaria de obras e transporte em conjunto com a secretaria de agricultura, que conservam permanentemente a infraestrutura de acessos rodoviários aos produtores, a apresentação das principais políticas públicas municipais, imagens e vídeos das agroindústrias municipais, dados estatísticos do Censo Agropecuário realizado no município em 2017 e apresentado pelo IBGE ao comitê de dados estatísticos municipal neste ano.

38810740 897511310459154 5008066720519159808 n