Secretaria Estadual da Saúde entrega veículo Ambulância do SALVAR/SAMU zero quilômetro equipada

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SES), entregou no dia (28), para o município de Entre-Ijuís, uma ambulância de suporte básico do Programa SALVAR/SAMU. Os veículos foram repassados pelo Ministério da Saúde, e dão continuidade e conclusão, em todo o Estado, ao processo de expansão do atendimento pré-hospitalar móvel. As ambulâncias de suporte básico foram destinadas aos municípios de Alvorada, Viamão, São Leopoldo, Pelotas, Camaquã, Caxias do Sul, Bagé, Entre-Ijuís, Taquara e Guaíba.

No momento o programa SALVAR/SAMU atende as sete Macrorregiões do RS (Metropolitana, Vales, Sul, Norte, Serra, Missioneira e Centro-Oeste), contando com uma rede estruturada em 84 Bases Municipais, atuando como referência para outros municípios, com 23 ambulâncias de suporte avançado (UTI), 106 ambulâncias de suporte básico, 03 motolâncias e 10 unidades de intervenção rápida, em funcionamento, com cobertura de atendimento, em todo Estado, de 80% da população total. Segundo informações do Prefeito Meneghine, a SES repassa como contrapartida para o custeio mensal, o valor de aproximadamente R$ 20.000,00(VINTE MIL REAIS)
O Salvar/SAMU atende através de ligação gratuita para o número 192. Esta solicitação é atendida por um médico regulador que através de perguntas rápidas presume uma gravidade e dá uma resposta que pode ser prescrição de medicamentos, orientação, conselho ou envio de equipe.

samu02

samu03