Notícias da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes

Jovem Aprendiz Rural e Provinha Brasil 2011

- Jovem Aprendiz Rural: No dia 13 de setembro de 2011, a Secretaria Municipal de Educação, professora Tânia Maris Scola, juntamente com a Diretora do Departamento Pedagógico, Professora Ligiane Maria Gasparin, participaram junto a Promotoria de uma importante reunião sobre o Programa "Jovem Aprendiz Rural". Este programa destina-se ao desenvolvimento das competências básicas necessárias ao trabalho no campo, o SENAR em parceria com Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria de Educação, proporcionará os cursos que venham atender os interesses no campo.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, este Programa virá atender os jovens a partir de 14 anos da área rural os quais serão beneficiados com cursos de até 800 horas, voltados para a qualificação profissional. Este programa visa atender 80 alunos, os quais receberão uma bolsa de estudos.
- Provinha Brasil 2011: Alunos das escolas municipais estão prestando a Provinha Brasil. A Provinha Brasil é uma avaliação/diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças. Este ano, a novidade é prova específica para o conteúdo de matemática. Neste mês de setembro está sendo aplicado a provinha Brasil Matemática e no mês de outubro acontecerá a provinha Brasil em Leitura. Segundo a Diretora do Departamento Pedagógico, professora Ligiane Maria Gasparin, a Provinha Brasil foi criada pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estatísticas Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC) com a finalidade de diagnosticar o processo de alfabetização das crianças e dos seus conhecimentos em matemática e linguagem.