Notícias da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esportes

No dia 1º de julho pela parte da tarde a Coordenadora Pedagógica Ligiane Gasparin e a professora Maria Elisabete Juswiak estiveram na Escola Maria Antônia trabalhando com as professoras dos Anos Iniciais sobre a Alfabetização e Letramento.

24._NOTICIAS__SMEC_escola_Maria_Antonia

Durante toda a tarde refletiram sobre a importância do planejamento buscando desenvolver um tema, troca de informações e de materiais entre todos os professores. Na oportunidade a diretora Denise Vanzin e a coordenadora Vera Wester Pereira apresentaram o trabalho que está sendo desenvolvido pelos professores, o "Carrinho da Leitura".

24._NOTICIAS__SMEC_Carrinho_da_Leitura

A hora da leitura, que já acontece na escola, agora é proporcionada com o transporte imaginário, o "Carrinho da Leitura" transportando os novos livros para as salas de aula com o título "A Magia das Palavras".

PICT4709

A equipe da SMEC parabeniza toda a comunidade escolar pelo trabalho que vem desenvolvendo buscando a qualidade da educação.

Nesta semana, também, teve continuidade os cursos de Formação Continuada Gestar II em Matemática e Língua Portuguesa e também do Pró Letramento em Linguagem. No dia 05 de julho a Tutora do Gestar II em Matemática Professora Regina Aparecida Machado de Souza esteve acompanhando junto a Escola Maria Antônia. Na oportunidade acompanhou o trabalho que está sendo desenvolvido pela cursista Animari Mariani Penning. Segundo a Tutora professora Regina este acompanhamento visa observar e presenciar as atividades realizadas neste Programa pela professora. Na oportunidade estavam sendo desenvolvidas atividades relacionadas ao peso das embalagens de alimentos.

24._NOTICIAS__SMEC_Gestar

Escola Zeferino Antunes de Almeida: A professora Vera Lucia Faganelo Sobrinho está desenvolvendo através do programa de Formação Continuada Gestar II em Língua Portuguesa inúmeras atividades buscando desenvolver a leitura e a escrita. Através de um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos:

1. Minha cidade natal (Aluno: Josiel dos Santos da Luz; Escola: Zeferino Antunes de Almeida; Professora: Vera Faganello; Série: 7ª) - Minha cidade natal é Entre-Ijuís, é uma cidade pequena, mas é muito hospitaleira, tem escolas excelentes, principalmente a nossa escola Zeferino Antunes de Almeida.
Eu moro no interior, é ruim ir na escola quando chove, é porque as estradas não são empedradas e daí fica embarrado, que dificulta o transporte até a escola. O prefeito deveria colocar pedras nas estradas.
Uns dos problemas que acontecem no interior são os venenos que os agricultores colocam nas lavouras. Quando chove a água da chuva leva o veneno até o rio, e esse veneno provoca algumas consequências como: Contaminação do rio, mata os peixes, não dá para beber água.
A caça também é um problema, os animais não podem viver em paz.
O que eu não gosto da minha cidade é as estradas cheia de buracos, a poeira e porque está começando a se desenvolver bastante lixo.

2. Entre-Ijuís (Aluno: Aline Bueno de Freitas; Escola: Zeferino Antunes de Almeida; Série: 7ª)
Peço licença a todos
Porque agora eu vou falar
De uma cidade bonita
Aonde eu gosto de passear
Peço para Deus o meu sonho realizar
De um dia eu lá morar.

Pra falar dessa cidade
Este poema eu fiz
Todos que nela moram
Se sentem muito feliz
O lugar que estou falando
É a cidade de Entre-Ijuís

Essa cidade tem prefeito
Secretário e vereador
Tem um posto de saúde
Enfermeira e doutor
Nessa cidade tem escola
E também bom professor

A cidade está localizada
Entre o meio de dois rios
Ijuizinho e Ijuí Grande
Da natureza surgiu
E pra se tornar uma cidade
Muitas casas se construiu

Uma coisa que não me agrada
É a grande poluição
Pessoas que não respeitam
Só jogam lixo no chão
Mas essa história vai mudar
Todo mundo tem de colaborar

Ao finalizar quero dizer
Que quem luta sempre vence
Quero defender esse chão
Pois esta terra me pertence
Pra todos quero dizer
Que eu sou entreijuiense.